quarta-feira, 16 de julho de 2014

Expectativas... é melhor não cria-las


  No mundo há criações de diversos tipos de animais, plantas e produtos, mas nenhuma criação de bovinos, suínos, aves, peixes, plantas ou aparelhos chineses supera a criação da expectativa.

 Se somadas, elas chegam a estonteantes 7 bilhões de expectativas criadas diariamente. Uma produção recorde, nenhuma produção no mundo chega se quer perto da produção de expectativas, é mais ou menos uma expectativa por habitante da terra por dia, nada supera, mas nenhuma produção é tão frustrante quanto a esta também.

 Dessa produção, ao menos 50% ou 3.500.000.000 não serão atendidas por falta de envolvimento de processos terceirizados, ou o que podemos chamar de: esperar dos outros.

 A expectativa nada mais é do que contar com o ovo no c* da galinha. Um erro. Se o seu almoço depende disso, sinto em informar que talvez você passe fome. A felicidade em torno da expectativa segue o mesmo modelo, se na vida a expectativa representa a concretização de algo que lhe deixara feliz, sinto em informar que você viverá infeliz ou ao menos triste.

 O difícil é adotar um modelo de vida onde a expectativa não represente nada e que automaticamente não gere frustrações, pois o pior lado da expectativa é justamente a frustração que vem acompanhada dela. Haja terapia para aplacar tamanha tristeza.

 E é engraçado como a expectativa nasce de coisas completamente sem sentido, de coisas tão pequenas e até mesmo irrelevantes, às vezes são coisas que sabemos que não são possíveis realizar e tantas outras vezes de pessoas que não têm a vontade de fazê-las.

 O cenário, sendo realista, converge para que certas situações não sejam capazes de se concretizar, mas o nosso espirito positivista (me desculpe os pessimistas) nos alimenta de forma que o real se torna obsoleto e a fantasia seguida da expectativa nos faz sonhar. Mas como já se era esperado, nada daquilo acontece e a realidade nos põem com o pé no chão, e frustrados, e tristes, e desmotivados....

 Analisando assim até parece que o segredo da vida sem frustrações é ser pessimista, não acreditar, desacreditar, não esperar e colher o que vier, como vier e de quem vier. A vida pessimista sem esperar nada de ninguém não cria expectativas.

 Mas estou fora, prefiro as frustrações que de vez em quando aparecem nas nossas vidas, do que não acreditar que coisas boas uma hora ou outra podem acontecer.

 Melhor que não criar expectativas é usá-las com moderação, analisar quando é possível que aquelas situações possam se tornar realidade, ter uma visão mais crítica dos outros e do mundo, analisar as variáveis e os históricos dos acontecimentos. Conhecer melhor as pessoas e seus costumes, entender que existem pessoas e pessoas, perfis e perfis, não espere de onde não se pode esperar. Não se desespere. Espere, e se for possível apenas espere, mas não crie a expectativas, pois nem sempre a comidas disponíveis para alimentá-la. Às vezes se quer existem.

Nenhum comentário: