quarta-feira, 25 de junho de 2014

O jovem no mundo


O que o jovem quer do mundo?

São tantas possíveis respostas pra responder a essa pergunta que não é atoa que dizem que na juventude temos a ideia de que podemos desbravar o mundo, será que podemos?

Já não sei mais se me enquadro na categoria da juventude, fiz 21 anos no ultimo mês de maio, e eu não sei até qual idade posso me considerar um pessoa jovem, deixa eu googlar pra ver até quando a juventude vai...

Bem, ao que tudo indica, o período da juventude se enquadra entre os 15 e 24 anos (embora exista um estatuto aprovado no ano passado, que considera a juventude o período entre os 15 e 29 anos... mais informações aqui) e uffa, eu me enquadro nele.

Retomando a juventude, eu ainda não compreendo muito bem esses starts e vontades súbitas que às vezes me toma como uma necessidade quase que básica de encontrar algo que mude o rumo da minha vida, algo desbravador, encorajador, desafiante e ao mesmo tempo empolgante. Não sei se isso é produto da minha imaturidade, se é apenas uma fase ou se está mais relacionado com toda a energia que sentimos e dispomos na juventude. Essa energia que tem que ser utilizada de alguma forma, empregada em algum projeto, utilizada para fazer coisas boas. Essa energia que não pode ser desperdiçada. Energia essa que para alguns tanto falta e para outros sobram.

Dizem que a juventude de um país é quem muda e determina o futuro dele (país), penso eu que muito tem haver com toda essa energia transformadora que temos e boa parte com essa imaturidade, mas que não confundam imaturidade (falta de experiência) com irresponsabilidade (falta de compromisso). Acabamos de sair da adolescência, queremos ver o mundo, qual será a forma dele? Sendo assim, seria injustiça e até mesmo irracionalidade cobrar experiência de pessoas novas, em que período as experimentamos para que possamos tê-las? Experiência vem com o tempo e é em busca disso que estamos, é sobre isso que escrevo. Queremos viver, experimentar o mundo para nos abastecer das experiências... será que faz parte da juventude não ser compreendido?

Acho que o que todo jovem quer e busca é um futuro pra se viver que seja a sua cara, do seu gosto e com aquilo que nos agrada. Também ser compreendido. Viver em um mundo onde podemos tocar o céu, realizar todos os nossos desejos e os anseios, por em prática nossos projetos, colaborar para que não só as nossas vidas sejam mais leve, mas se possível a de todo o mundo. É na juventude que somos tomados de ideias, de possibilidades (nem que sejam possíveis apenas para nós), e é na juventude que buscamos as oportunidades, embora elas nem sempre sejam nos dada e muitas vezes sem avaliar os nossos potenciais, são simplesmente negadas. Esse até parece o texto de uma pessoa frustrada.

Todos nós sabemos bem como o mundo nos cobra experiências, mas esquece de oferecer as oportunidades. Não entendo essa lógica, alguém entende?

Por isso jovem com jovem se dão tão bem. Temos as mesmas linguagens, os mesmos anseios, as mesmas buscas, a mesma visão sobre o mundo... e queremos o mesmo dele: viver.
Empenhamos toda a nossa energia nas poucas coisas que nos são permitidas e disponíveis. Aliamos a outros jovens para que as nossas loucuras sejam entendidas, compreendidas... Sanadas.

Vocês que estão no poder, nos dão esaa liberdade ou ao menos essa oportunidade?

Nenhum comentário: