quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Parabéns pra quem pensa e vida longa ao blog



30/10/2014

Foi num dia como hoje só que lá em 2012, há exatos dois anos atrás, nem faz muito tempo, mas é tempo suficiente pra eu me alegrar do que aconteceu. Fazem dois anos...

Dois anos que despejo minhas mazelas e alegrias num cantinho escondido da internet, onde poucas pessoas que têm vontade de sobra de pensar, refletir e criticar vêm me ver de vez em quando. Há dois anos...

Há dois anos eu me desnudo em pensamentos e reflexões que poderiam simplesmente ficar na minha cabeça (sem delegar minha personalidade ou me expor ao mundo), como fazem a maioria das pessoas sensatas. Mas eu, eu corro o risco de ser tachado, rotulado e incompreendido. Ser chamado de chato, idiota e metido. Mesmo assim eu publico o que penso e só sobre o que penso... já parou pra pensar que sensato eu não sou, porque afinal de contas pra que dizer o que se pensa se isso pode te levar ao prejuízo?

Mas faz dois anos que eu penso muito mais sobre a vida, sobre cada acontecimento, sobre cada aborrecimento, sobre pessoas e suas personalidades, sobre o convívio em sociedade e sobre o que significa ser humano.

Tenho nesse tempo todo tentando descobrir quem dita às regras, o que diz a ética, onde vive a moral, de onde nasce os bons costumes e de onde vêm os bons cidadãos?

Não há conclusões eternas, tudo muda o tempo todo e tenho certeza que se eu revisasse cada um dos meus 62 textos publicados aqui, muitas coisas mudariam, algumas coisas me surpreenderiam, outras eu aprimoraria e outras seriam exatamente iguais. Normal. Nesses dois anos aprendi que as pessoas não “são” e que na verdade “estão”. Um processo que eu chamo de resultado de cominações presentes. Espero um dia conseguir fazer com que me entendam e o que isso significa. É bem complicado.

Então não há conclusões eternas, mas hoje cheguei à conclusão que:

A cultura é quem dita à regra, e ela quem diz o que é ético e determina o que é a moral, é da cultura que nasce os bons costumes e de onde vêm os bons cidadãos. A cultura é tudo que se tem na sociedade. A cultura é o próprio mundo daqueles que a vive.

Se tivermos do que reclamar, temos que reclamar da nossa cultura, mas e quem faz a cultura senão seu próprio povo, senão quem a vive, então deveríamos reclamar de nos mesmos, da sociedade e do que ela determinou nesse processo cultural. 

E é só por isso que há dois anos eu venho escrevendo, me expondo, me desnudando. Se somos nós quem fazemos a cultura e determinamos o certo e o errado, o aceitável e o inaceitável, o admissível e o cruel, para que isso seja feito de forma humana e coerente devemos sempre refletir sobre. Refletir e pensar sobre cada atitude, cada acontecimento, cada julgamento e determinação, independente se nesse processo esteja envolvido atitudes individuais ou coletiva. Refletir sempre para que não seguirmos cometendo erros, reproduzindo comportamentos arcaicos e que não contribuem para uma melhora continua da sociedade.

A sociedade (ao menos a sua maioria) deixou de refletir, ativou o modo automático e vem vivendo de acordo com a conveniência e seguindo os velhos paradoxos e paradigmas. Os velhos costumes.
A evolução deu lugar à estagnação (do pensamento), e é contra ela que eu escrevo.

E nesse processo de melhoria e de reflexão você não precisa concorda ou me parabenizar pelo o que eu escrevo. Mas reflita e pensa sobre o que eu escrevo. Sempre reflita.

E aqui no blog tem 62 textos pra você refletir e 63 motivos pra eu comemorar.

Parabéns pra quem pensa e vida longa ao blog.

Nenhum comentário: