sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Alguém usa o Google - mas?


Eu sei que a rede social não chama google mais, nem google menos, nem google mas, nem porém, entretanto, nem nada, é Google PLUS.

Mas existe um risco eminente sobre as pessoas que não usam a rede social (e não são poucas pessoas que não): o compartilhamento sem intenção de informações, fotos e movimentações em outras plataformas do Google através do G+. 

E como isso acontece?
Bem, primeiramente temos que entender que o Google tem uma politica de unificar e integrar todas as suas redes, ou seja, as atividades que você tem em um determinado serviço do Google como por exemplo Youtube, refleti e criam tendências em outras redes como por exemplo o G+.
Assim, vídeos, blogs e fotos podem indo acabar nas publicações do G+.

O G+ tem um algum de armazenamento em nuvem para as fotos que você tira com o seu celular, e ele tem esse mecanismo automaticamente, ou seja, você tira a foto e na hora ela é armazenada em nuvem, isso é funcional, é proveitoso, com toda a certeza vem para agregar, pois é uma maneira fácil e prática de recuperar seus arquivos caso algo pior aconteça com o celular, ENTRETANTO -e por isso o título do texto ser Google mas-, nem sempre as fotos caem em armazenamento privado, e por um descuido elas podem ir para álbuns públicos onde qualquer pessoa (sendo amigo ou não no G+) pode ter acesso. E você não quer todas as fotos que você tira com o celular disponíveis na web, é?

Bem, eu com o meu nível de sanidade equilibrado não quero.

E essa publicação ‘sem querer’ pode acontece fácil fácil, mole mole. É muito corriqueiro (termos antigos, #aiquenostalgia) pessoas que não usam com frequência o G+, quando acessam, ver dezenas de atividades compartilhadas na rede social. Pode ser por descuido na hora de autorizar uma ação no celular, seja por não entender exatamente o conteúdo da mensagem e acabar concordando com os termos, ou porque você não lembrou (ou se quer sabia) de não autorizar que essas ações sejam realizadas automaticamente.

Muitas vezes também você não observa que o compartilhamento está marcado como “público” ao invés de “privado” e acaba publicando. Isso pode acarretar inúmeros desconfortos e prejuízos ao usuário (da rede social), pois nem sempre o que fazemos ou o que registramos com o celular deve ser de domínio publico ou exposto nas redes sociais (embora muitas pessoas se pudessem, instalariam uma câmera na testa e realizaria o seu próprio reality show, compartilhando cada minuto da vida com qualquer um), e todo mundo sabe que uma vez na internet, pra sempre na internet.

Então esse post todo na verdade é um alerta para aqueles que gostam de manter um certa privacidade na sua vida: cuidado com o Google e com o que você autoriza.

Nenhum comentário: