Quando você passa a estudar algo
especifico, mas que muitas pessoas praticam, você se torna automaticamente um
chato sobre o assunto. Isso acontece em todas as profissões:
Estilista: reparam no modo
de vestir de todo mundo, e não só nos da modelos, fashionistas, famosos e
blogueiras de modas (rs).
Maquiadores: reparam na
maquiagem da zeladora do prédio à diretora da Vogue.
Critico de TV: critica e
comenta sobre toda a programação da TV, e não só da que ele dará nota 0 e 10 na
sua coluna do jornal. Comenta inclusive em tempo real com a família na sala e
com os seguidores no twitter.
Dançarinos: analisa todas as
coreografias que vêm, mesmo que seja de um estilo que não domina muito.
Roteristas, Fotógrafos, Cheff de Cozinha, Cabelereiros,
Zeladores, Vendedores, e qualquer outra profissão que mesmo não precisando impreterivelmente
de um diploma para praticar, muitas pessoas praticam... embora seja necessário
bem mais do que apenas ‘tino’ pra isso. Enfim.
Então se você estuda sobre isso, se você tem uma formação sobre o
assunto é claro que você vai passar a analisar esses acontecimentos a partir da
ótica dos conceitos que você aprendeu, e que podem ou não estar sendo
aplicados, e que podem ou não estar sendo bem aplicado. Isso é muito comum.
Eu faço faculdade voltada para ciência da comunicação social e empresarial.
Eu faço PP & Mkt. Me desculpa, mas eu reparo como você fala, qual uso de
linguagem você utiliza, quais seus vícios e repertórios linguísticos, seus textos e seus modos. Isso
sobre qualquer um. Mas também critico peças a ações publicitárias, e me dói
quando vocês grandes anunciantes abrem mão de conceitos para apenas ilustrar a
TV com seus anúncios. Falo mal, e sou visto como chato.
E esse é o ponto, o chato só é chato porque fala mal sobre algo. Quem
só elogia, quem só fala bem, quem restringe apenas a puxar saco nunca é visto
como petulante. Só que se você entende de algo, você vai elogiar tanto quanto
fazer criticas negativas.
Eu critico ações de publicidade on-line, e de como alguns tweets
promovidos simplesmente não irá promover a sua marca ou produto. Tenho dó das
empresas quem gasta dinheiro com comunicação errada, e tento entender quem
pensa que anunciar na novela das 21hs da Globo é apenas questão de status, sem
pensar em estratégia e publico alvo.
Não entendo por que algumas empresas usam tanto do arabesco e
linguagem rebuscada pra comunicar com a classe mais baixa. Eu observo muito
erros, mas também fico muito feliz quando vejo peças e criações boas. Quando a
estratégia e conceito por trás de tudo. Realmente isso me alegra, principalmente
quando se consegue comunicar o que se deseja transmitir ou, quando consegue
transmitir o que se deseja comunicar. Quando se faz entendido.
Eu costumo observar como os mentirosos contam suas mentiras, como os
contadores de estórias fazem isso deslavadamente. Tento não ser igual. São
minhas metas.
Então, antes de apontar o dedo e rotular as pessoas, pense: “eu sou critico
do que?”.
A resposta será bem mais preocupante se for “nada”, porque afinal só
criticamos o que entendemos e amamos, e se você não critica nada, não deve ter
perspectiva de vida, não deve entender de nada e não deve amar nada.... quer
coisa mais triste do que isso?
Seja critico sim, mas saiba do que esta falando. Não seja um puxa saco
de tudo e muito menos um chato por chato, critico por critico porque já são 200
milhões de entendidos sobre futebol e finais de novela no nosso país. Ajude a
diminuir a conta. Então só fale do que você realmente entende.
Só fale algo se isso for melhor
que o silencio - Gandhi.
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